sábado, 23 de julho de 2011

Pequeno-almoço de aveia

    A aveia contém nutrientes essenciais, pelo que tenho feito um esforço para a incluir nas nossas refeições, principalmente ao pequeno-almoço. Além das habituais papas de aveia fiquei muito interessada ao ver aqui uma forma diferente de cozinhar a aveia e resolvi experimentar. 
 Repetirei, sem dúvida!


Pode servir-se com fruta, leite ou iogurte.
O meu prato servi-o com iogurte de frutos silvestres e pêssego ao natural.
 O R. preferiu com pêssego e banana.

Ingredientes:
- 110g de flocos de aveia inteiros
- 3 c. sopa de açúcar amarelo
- 1 c. sopa de açúcar branco
- 1 c. chá de fermento
- 180g de leite
- 45g de manteiga derretida (usei magra c/ sal)

- uma pitada de sal (não coloquei)
- 1 ovo
- 1 c. sobremesa de mel

Preparação:
- Coloque no copo da bimby o leite e programe 2.30min/100º/vel1.
- Adicione a manteiga, o ovo e o mel e programe 30 seg/vel5.
- Junte os restantes e programe 30seg/vel5
- Deite a massa num refratário untado com margarina (eu usei óleo), e leve ao forno até estar dourado, entre 20 a 25 minutos.

A quantidade dá para aproximadamente 6 doses. Podem guardar no frigorífico e aquecer no microondas ou então servir frio. 

Na receita original, é pedido a aveia inteira, mas em casa só havia flocos moídos...
Para a próxima usarei os inteiros porque dão mais que mastigar e fica com um aspeto mais granulado e a meu ver mais agradável, tal como referido na receita original aqui do blog Confessions and Cookbooks.

1 comentário:

  1. Sara, só hoje conheci o teu blog mas gostei bastante do que vi. E já pude constatar que já experimentaste algumas das minhas sugestões :)
    Gostei imenso desta tua sugestão pois também eu incluo muito a aveia na alimentação lá de casa, e eu adoro este género de cereais ( isto é quase uma granola) para pequeno almoço.

    ResponderEliminar