Têm-me perguntado várias vezes o que acho da bimby e que benefícios é que ela traz em poupança de tempo e dinheiro. Tenho-a há um ano e meio e uso-a quase diariamente para cozinhar, para fazer bebidas, sobremesas, tudo!
A Bimby é o utensílio de cozinha da moda. Há tanta gente que adora como as que odeiam.
A minha opinião é a de que quem não gosta nunca experimentou cozinhar com ela ou então é reticente à mudança de hábitos, o que acho bem natural para quem cozinhe bem (e há muito tempo) com os tachos e de modo tradicional. Para mim foi fácil porque quando veio para minha casa ainda tinha pouca experiência na cozinha, pelo que aprendi a cozinhar muitas coisas com ela.
Outra coisa que as pessoas têm ideia é que a Bimby tira "iniciativa" e capacidade de improviso na cozinha. Não é de todo verdade, porque depois de se aprender o modo de funcionamento, todas as receitas que se fazem de modo tradicional, com o benefício de não ter de vigiar o tempo todo e de não ter de usar muitos utensílios de cozinha, poderão ser feitas igualmente na bimby. O livro de receitas é apenas uma ajuda e para mim foi importante começar por fazer algumas dessas receitas para ir percebendo as potencialidades da máquina.
Eis algumas coisas que se pode fazer na Bimby poupando dinheiro no supermercado e quase sempre poupando tempo e também na saúde.
- Além de pulverizar o açúcar, pode pulverizar-se o feijão e o grão secos que servem para fazer sopas sem ter de cozer o feijão ou de usar os enlatados. Essa farinha pode ser usada para fazer bolos ou panquecas sem usar a farinha de trigo, obtendo proteínas vegetais que são do melhor ;)
- Pode fazer-se bases para tartes doces e salgadas como as quiches, como as de massa quebrada ou massa folhada e ainda outras de bolacha e manteiga, por exemplo. As que mais uso são as de massa quebrada porque além de ficarem super económicas, posso usá-las para salgados ou para doces (neste caso por vezes acrescento canela ou chocolate em pó para ficar mais especial) e uma dose dá sempre para duas, pelo que congelo a segunda e não preciso de fazer na próxima vez.
- Pode fazer-se caldos de carne ou de legumes e já não se usam os de compra.
- Dá para fazer iogurtes líquidos ou sólidos, com ou sem fruta fresca.
- Faço imensos néctares de fruta. Já deixei de comprar Compal! Há imenso tempo que não o faço, porque os de casa são bem melhores e pode controlar-se a quantidade de açúcar e não têm conservantes nem corantes.
- Faço imensas vezes agora no Verão sorvete. É só colocares 3 peças de fruta, gelo e um pouco de açúcar e em poucos segundos tens uma sobremesa soberba com um aspecto fenomenal. Os gelados são também uma delícia e sabem mesmo a fruta.
- Coze a vapor os legumes sem perderem o valor nutricional.
- Faz massa de pão, bolachas, barritas de cereais e bolos com uma facilidade enorme...
- Com 2 pacotes de natas pode fazer-se manteigas simples ou aromatizadas.
- Já experimentei fazer queijo ricota /requeijão com 1 litro de leite e ficou tão melhor que os de compra ;)
- Até "assados" a vapor lá faço. No final se me apetecer ponho a gratinar um pouco no forno para ficar mais tostado, mas a diferença em termos de gordura que se evita é enorme!
- Pode-se ralar o queijo e evitar a compra de queijo ralado.
- Dá para fazer massa de pizza e congelar o que sobra para usar mais tarde sem a perda de tempo da levedação;
- Faz sopas e molhos muito cremosos. Deixei de comprar molho bechamel, por exemplo e raramente compro polpa de tomate porque a maior parte das vezes uso tomate fresco ou congelado. A maionese fica deliciosa e pode aromatizar-se a gosto.
- Como não frita nem assa, os métodos de confeção são bem mais saudáveis.Os fritos e assados só utilizo em dias especiais.
- Nunca mais tive de cortar uma cebola ou de raspar uma cenoura. Quando há legumes a estragar-se consigo poupar porque os congelo. Mesmo congelados, a bimby consegue picar tudo sem descongelar, quer para fazer refogados, quer para sopas ou molhos.
- No caso de "banhos maria" é muito útil porque tem sempre a temperatura ideal e não precisa de ter a água a ferver. Não ultrapassa os 100º (a não ser na temperatura varoma), pelo que cozinha os alimentos sem perda de vitaminas.
- É feita de aço cirúrgico, pelo que não fica nada lá agarrado. É sempre fácil de lavar.
- Caso não tenham balança, varinha mágica, batedeira, liquidificador, picador de gelo, picadora, máquina de fazer pão, iogurteira, etc, fazem uma boa poupança, porque a bimby cumpre todas as funções dos utensílios referidos.
E porque a bimby não é perfeita, o maior inconveniente que lhe encontro é o facto de não se puder cozinhar grandes quantidades, ou seja, cozinhar uma refeição para 6 pessoas já não é fácil porque o copo tem capacidade máxima de 2 litros. Apenas uma pequena parte das receitas estão preparadas para 6 pessoas. Outra coisa é que fazendo uma refeição completa desde a entrada à sobremesa, pode ter de se lavar várias vezes o copo.
A única coisa que não gosto de fazer na bimby é o arroz, mas também nunca explorei verdadeiramente esta vertente, já que o arroz pode ser feito no copo, no cesto e na varoma, a vapor. No cesto nunca experimentei, na varomaexperimentei o arroz de polvo e o de marisco, e apesar do polvo ficar tenrinho, o arroz fica muito "cortado" por causa da lâmina.
Espero ter conseguido dar alguma informação que seja importante para quem esteja a pensar adquirir uma. A quem já tem, não deixem de expressar a vossa opinião acerca dos benefícios e incoveniente da mesma. Gostava mesmo de saber a vossa opinião.
:)
ResponderEliminarBeijinhos, Sara.
Eu tenho duas, adoro-as!
ResponderEliminarAdoro a minha! Muito bem explicado :)
ResponderEliminarAdoro a minha :) Quanto ao arroz aconselho a fazer no cesto fica muito bom ;)
ResponderEliminarNo arroz de polvo pode diminuir o tempo de cozedura do arroz, sempre em colher inversa, fica óptimo
ResponderEliminarPara maiores quantidades há muitas dicas, contacte a sua agente.
No arroz de polvo pode diminuir o tempo de cozedura do arroz, fica óptimo.
ResponderEliminarPara conseguir fazer receitas XL há muitas dicas, contacte o seu agente.
No arroz de polvo pode diminuir o tempo de cozedura do arroz, sempre em colher inversa, fica óptimo
ResponderEliminarPara maiores quantidades há muitas dicas, contacte a sua agente.