quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Migas da Lousã

A Lousã e a sua linda serra, é uma terra que me deixa muitas saudades... Adorei cada minuto que lá estive com o marido, em mais um aniversário Nosso. :)
Estas migas também me ficaram no goto, não por serem tradicionais da Lousã, mas por serem aparentemente deliciosas. Desde que vi a imagem das ditas no livro "A Bimby na cozinha tradicional Portuguesa" soube que seria algo a experimentar.

Não tirei fotos depois de colocar o azeito com o alho, o que as deixa, bem brilhantes e perfumadas...
A foto abaixo mostra a camada inferior com a broa de milho e o feijão branco.

É um excelente acompanhamento para carne assada!

Ingredientes:
- 250g feijão branco seco (eu usei 400g de feijão branco cozido)
- 1 molho de grelos (usei espinafres)
- 500g de broa de milho amarela (a que usei não era amarela)
- 3 dentes de alho
- 200g de azeite (usei 180g)

Preparação:
- Demolhe o feijão durante 12 horas (Eu passei esse passo à frente);
- Arranje os espinafres, coloque-os na varoma e reserve;
- Coloque no copo a broa e pique 10 seg/ vel5. Retire e reserve.
- Coloque no copo o feijão demolhado com 20g de azeite. Cubra com água, coloque a varoma e programe 30 min/ varoma/ colher inversa/ vel colher (Eu como usei feijão cozido, coloquei apenas água para cozer a vapor os espinafres.
- Numa travessa coloque alternadamente camadas de feijão, broa e grelos, devendo a primeira ser de feijão e a última de espinafres.
- Coloque no copo os alhos e pique 3 seg/ vel5.
- Adicione o azeite e programe 4 min/ 100º /vel 1 e regue as migas com este molho.

Acreditem que é uma delícia :)


1 comentário: