sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O meu arroz de peixe

Arroz de peixe é aquele prato que me safa sempre que tenho visitas inesperadas... Normalmente tenho todos os ingredientes no congelador e sai assim um arrozinho malandro bem simples.

Ingredientes (para 3/4 pessoas):
- 1 cebola pequena
- azeite qb
- 1/2 embalagem de camarão descascado congelado (150g)
- tiras de pimento verde e vermelho qb
- 6 lombinhos de pescada
- 2 chávenas de ameijoas
- 1/2 embalagem de delícias do mar
- sal ou caldo de marisco
- 1/2 embalagem de polpa de tomate (100ml)
- arroz carolino

Preparação:
- Coloque as ameijoas em água fria com sal para que libertem a areia.
- Pique a cebola e refogue-a com o azeite;
- Frite ligeiramente os camarões no refogado.
- Acrescente um pouco de água e coloque a polpa de tomate, o pimento, os lombinhos partidos em 3 partes, as delícias do mar e as ameijoas. Deixe ferver durante uns minutos. Tempere com sal ou com o caldo de marisco.
- Acrescente mais água e quando ferver rectifique os temperos e acrescente o arroz. (as quantidades eu calculo a olho, mas normalmente é a terça parte de arroz para a quantidade de água).

4 comentários:

  1. delicioso!
    bem simples e é mesmo uma fantástica ideia para visitas inesperadas! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olha que coincidência! O jantar de hoje cá em casa é arroz de peixe. Só o meu não leva ameijoas (não tenho cá em casa).
    Não sei se costumas fazer o mesmo, mas para o arroz de peixe prefiro sempre usar postas de peixe (normalmente corvina, perca ou tamboril). Cozo à parte as postas com água a cobrir e sem temperos. Depois desfio o peixe e reservo a água da cozedura. É essa água que uso para cozer o arroz. Fica muito saboroso e evito usar caldos de marisco que têm sempre uns componentes muito pouco naturais.
    O teu arroz de peixe tem um óptimo aspecto :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Luarte, eu por acaso, não costumo cozer o peixe à parte... Faço tudo no mesmo tacho e cozo as postas de peixe com pouquinha água que coloco sobre o refogado. Nunca me lembrei foi de desfiar o peixe... Costumo cortar aos cubinhos, mas para a próxima experimento. Deve ficar excelente! E come-se só com garfo! hihihih Como eu gosto de comidinhas que não dão trabalho a comer. LOL
    Por norma, no arroz não uso o caldo de marisco e mesmo os de galinha tenho andado a reduzir bastante, porque sei que não são muito saudáveis.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Quando digo que desfio o peixe, desfio em lascas grandes para que depois se veja no prato. Como o peixe já vai cozido, adiciono-o quando coloco a água no tacho. Depois de deixar ferver é que coloco o arroz. O meu arrozito também só precisa de ser comido a garfo :)

    ResponderEliminar