segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Entrecosto cozido e molho de carne

Mais um prato bem fácil e rápido de preparar! Nós adoramos a carninha bem tenra que forra estes ossinhos e o molhinho que se coloca por cima torna o prato ainda mais agradável.

Ingredientes:
- Uma peça pequena de costeletas carnudas;
- Batatas novas (para encher meio cesto)
- Molho de carne*

*Este é o mesmo molho que fazemos normalmente para a carne e que quando sobra congelamos em frascos de vidro previamente esterilizados.
Quando o temos, apenas salpicamos a carne com sal e na varoma programamos 30 min. vel. 1 com água no copo a cobrir as pás. (Se a carne não estiver bem cozinhada ao fim desse tempo, acrescenta-se 10 minutos na mesma vel. e temp.)

Se quiserem fazer o molho, vão precisar de:
- 1 cebola
- 1 tomate
- 3 dentes de alho
- 200g vinho branco
- 3 colheres de maionese
- sal
Preparação do molho para carne:
- Colocar no copo, a cebola, o tomate e o alho e picar 5seg/vel5.
- Adicionar no copo o azeite e o vinho e programar 15 min/varoma/vel 1.
- Adicionar ao molho a maionese e durante 20seg ir progressivamente até à vel7.
- Colocar o molho por cima da carne.
 
Esta é a versão curta deste prato. Se preferirem deixar a carne temperada de véspera a marinar, o que fica mais saboroso, sigam esta receita de carne, podendo substituir as costelas por lombo ou pá com osso por exemplo, que também demoram mais tempo a cozinhar por serem nacos inteiros...

Ahhh, e se optarem por essa, não se esqueçam de guardar o molho em excesso!!! (Eu reservo à partida, um frasco dele antes de colocar por cima da carne, porque sobra sempre!) e depois podem fazer um prato semelhante em metade do tempo. =)

1 comentário: