quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Arroz de vagem de ervilhas

Um arroz que me enche as medidas de tão bom que fica... Fica mesmo com aquele saborzinho de arroz de mãe ;)

Este não foi feito na bimby. Toda a gente o sabe fazer, no entanto cá fica a receita...


Confesso que as medidas do arroz e da água faço sempre a olho, mas a medida da água é mais ou menos o triplo da de arroz e para este tipo de arroz malandro, prefiro o carolino porque o "molhinho" fica mais espesso.

Ingredientes (para 2/3 pessoas):
- 200g de arroz carolino
- 600g de água
- vagens de ervilha qb (há quem lhe chame ervilhas tortas - acho que é a mesma coisa)
- 1 caldo de legumes ou sal qb (eu usei 1caldo)
- 1 cebola pequena
- azeite qb

Preparação:
- Picar em pedacinhos pequenos a cebola e refogar com o azeite sem deixar a cebola dourar muito;
- Deitar um pouco de água e retirar com uma escumadeira a cebola (facultativo - eu gosto de retirar sempre)
- Juntar as vagens, o caldo de legumes (ou o sal) e abafar durante uns minutos em lume brando para cozer;
- Acrescentar o resto da água, juntar o arroz e aumentar o lume até ferver;
- Quando começar a ferver, mexer com a colher de pau para o arroz se soltar e voltar ao lume brando.
- Aproximadamente 20 minutos depois o arroz está pronto.

Pode servir de acompanhamento para um bife de perú ou de atum grelhado, ou, como eu, uma faneca frita.

1 comentário: