domingo, 5 de dezembro de 2010

Pó de Caramelo / Creme de Caramelo

Foi no curso de culinária que a Bimby ofereceu que ouvi falar pela primeira vez neste pó...

Então o que é o Pó de Caramelo?
Trata-se de açúcar caramelizado depois de pulverizado.

Para que serve?
Para fazer Creme de Caramelo que serve para rechear massa choux, profiteroles ou tortas doces, para fazer a cobertura de um bolo, ou simplesmente para aromatizar o leite creme (não tenho queimador e é assim que costumo fazer), para adoçar o café ou o chá tornando-o mais especial, ou ainda para dar um toque especial a uma tarte de maçã ou a um crumble, deitando por cima uma camada deste pó antes de ir ao forno...

Como se prepara?
Fácil! É só colocar o açúcar numa frigideira anti-aderente, deixando derreter, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver completamente derretido, verte-se o líquido sobre uma superfície oleada, ou um tapete de silicone. Quando estiver frio, pulveriza-se na Bimby, na vel 9 até ficar completamente em pó.

Para quem quiser, deixo ficar a receita para o Creme de Caramelo, que (ainda) não fiz em casa, mas que provei no curso com massa choux e é uma delícia!

Ingredientes:
3 ovos
100g açúcar
600g leite
40g maizena
70 gr pó de caramelo

Preparação:
Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo e programe 7 min/ temp 90º/ vel 4
Manualmente: Bata os ovos e misture gradualmente os outros ingredientes alternando os sólidos com o leite em lume brando, mexendo contínuamente.

1 comentário:

  1. esse pó deve ser muito util!acho que vou tomar nota da receita para inventar algo para o usar! ;)

    ResponderEliminar