quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como pôr a mesa

Como nem tudo são receitas, cá vão algumas ideias para bem receber os nossos convidados...

A mesa
A mesa deve sempre ser posta antes da chegada dos convidados, demonstrando-lhes que são esperados. Deve colocar-se em primeiro lugar, por cima da mesa, um resguardo e em seguida a toalha. Quanto mais elegante for a refeição, mais bonita e requintada deve ser a toalha.

Pratos e talheres
Os pratos devem ser colocados a 1 cm de distância da beira da mesa, e para ficar mais giro podemos colocar um prato marcador. O prato marcador serve como uma bandeja para os pratos de refeição. A ordem dos talheres e dos copos é sempre a mesma em que os pratos são servidos, assim os primeiros talheres a serem utilizados são os mais afastados do prato. Além do prato para a refeição principal pode-se acrescentar um prato para a sopa ou prato de entradas, por cima deste.
No lado direito do prato encontra-se a colher para a sopa, com a parte convexa voltada para baixo, sendo o primeiro utensílio do lado de fora. Os garfos ficam no lado esquerdo e devem ter os dentes virados para cima e as facas que ficam no lado esquerdo devem ficar com a respectiva lâmina virada para o prato. Logo acima do prato encontram-se os talheres para a sobremesa e fruta, sendo o primeiro do lado mais exterior a colher de sobremesa, seguida da faca com o cabo virado para o lado direito e com a lâmina voltada, igualmente para o lado do prato, o garfo da sobremesa é o mais próximo do prato com o cabo virado para o lado esquerdo e os dentes virados para cima. Estes talheres poderão ser trazidos somente com a sobremesa ou a fruta.

O guardanapo
O guardanapo, de preferência grande e de tecido coloca-se normalmente do lado esquerdo do prato ao lado dos garfos, mas pode colocar-se em qualquer sítio (com ou sem porta guardanapos). Eu gosto de pôr e tenho uns giros que dão para colocar o nome do convidado, no caso de receber muita gente...

Copos
O copo de pé maior servirá para a água, o copo médio para o vinho tinto que acompanha o prato principal e o copo de pé menor, para o vinho branco que acompanha o primeiro prato ou entrada. (Raramente coloco três copos, quanto muito dois)

Decoração
Como decoração, pode-se usar velas em candelabros ou castiçais, somente ao jantar, e centros de flores, tendo sempre cuidado para que as suas dimensões não impeçam os convidados de se verem enquanto conversam.
Texto adaptado daqui

Depois disto tudo confesso que raramente ponho a mesa tal como descrevi porque normalmente os jantares que faço são muito informais, mas gosto de variar as decorações para não aborrecer os convidados...

Almoço informal


Jantar informal

Jantar semi-formal

E vocês que miminhos normalmente "oferecem" aos vossos convidados na hora de os receber para jantar?

1 comentário:

  1. por norma também vario nas decoraçoes e gosto de começar sempre com umas entradinhas, praro principal, sobremesa, café e biscoites e alguma bebida.
    por norma é sempre tudo mais para o informal ,mas com alguma classe! ;)

    ResponderEliminar