quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Papas de Aveia

Comecei a comer papas de aveia desde que tenho a Bimby. São muito fáceis de fazer e dá para variar os ingredientes de forma a não cansar...

Ingredientes para uma dose:
- 40 g de aveia (ultimamente tenho misturado também um pouco de gérmen de trigo, e reduzo na aveia)
- 150 g de leite (eu normalmente ponho mais um pouco porque gosto delas mais líquidas)
- canela e açúcar a gosto (normalmente uma colher de sobremesa de cada um)

Preparação:
Deitar tudo no copo e programar 9 min, 90º vel colher inversa, para quem gosta da aveia mais inteira e vel. colher para quem prefere um aspecto mais homogéneo.
Estes são os ingredientes básicos, depois podem acrescentar outros, antes ou depois de cozida a aveia. Eu já experimentei colocar por exemplo maçã aos cubos antes de cozer e noutras vezes meia banana e sumo de laranja e ficaram deliciosas. Neste caso já não coloquei açúcar ou se preferirem basta reduzir a quantidade...

Para ficar ainda mais leve podem apenas misturar a fruta partida fresca... Eu gosto mesmo de acompanhar com fruta ou de preferência com sumo natural ou com um néctar porque me dá sede.
A foto abaixo mostra a minha última experiência... com doce de morango!

Estas papas são óptimas para o pequeno-almoço, mas também pode ser servida como sobremesa, decorada com canela, como na aletria...


Para quem quiser ler, deixo aqui algumas das vantagens da ingestão da aveia:

- Rica em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas)
- Rica em avenina (que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress) e em lecitina (que ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas). Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.
- É Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau")
- É diurética, saciante, anti-stress e revitalizante mental (o seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios)
-Rica em proteínas; as suas gorduras são prediominentemente insaturadas, especialmente o ácido linoléico (ácido gordo essencial).
- Rica em vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.
- Contém hidratos de carbono complexos, que se absorvem lentamente, proporcionando energia e prolonga a sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas de emagrecimento.
- Intervém no controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos diabéticos com resistência à insulina.
Informação adaptada daqui

1 comentário: