quinta-feira, 24 de março de 2011

Pataniscas de maçã

A minha mãe comprou um pequeno livro de receitas que tinha uma receita de Pataniscas, mas não de bacalhau... Só o nome me deixou de água na boca: Pataniscas de maçã!!!

A receita era tão simples que cheguei a casa e ainda me lembrava dos ingredientes e as quantidades aproximadas, pelo que fiz tudo a olho e sairam umas pataniscas deliciosas. De comer e chorar por mais...
A receita original era feita com maçã cortada em pequenos cubos regados de sumo de limão, mas resolvi usar um doce de maçã e nozes caseiro que tinha feito.

Ingredientes:
- 2 ovos
- 50 g açúcar
- 125g farinha
- 50g maizena
- 100g leite
- 100g compota de maçã (ou maçã cortada em cubos bem pequeninos regados com sumo de limão)
- 1 colher sobremesa fermento
- umas folhas de hortelã (não tinha, mas deve ficar simplesmente delicioso!)
- canela qb
- óleo para fritar
- açúcar e canela para envolver depois de frito

Modo de preperação:
- Se for o caso, preparar a/as maçãs, cortando-as em cubos pequeninos, deixando a marinar com sumo de limão. (Eu passei esse passo)
- Misturar os ovos com o açúcar (Eu coloquei 1 min/vel 4 na Bimby)
- Misturar a farinha, a maizena, o leite e uma pitada de canela progressivamente (Eu coloquei mais 1 min/vel 4 na Bimby)
- Acrescentar a maçã ou a compota envolvendo com uma colher.
- Fritar em óleo quente, colocando a massa às colheradas.
- Envolver com açúcar e canela.

Vai uma dentada?

3 comentários: