quinta-feira, 31 de março de 2011

Topping de ameixa

Para salvar as últimas ameixas do caixote do lixo por já estarem demasiado maduras, resolvi fazer mais um doce. Não se pode dizer que é uma compota porque ficou muito líquido. É uma espécie de topping para colocar sobre um crepe com gelado ou para misturar no iogurte natual com cereais :P
Desta vez não usei a casca como sempre faço nas compotas porque acho que é muito amarga e como uso sempre pouco açúcar poderia ficar desagradável.

Reparem na quantidade de sumo que tinham...
Já não me lembro bem das quantidades, mas pesei a ameixa já descascada e desencaroçada e coloquei 1/4 do peso de açúcar amarelo e coloquei 5 seg/vel 5. (Para quem preferir pode acrescentar mais açúcar ou substituir por açúcar branco que é mais doce... Até eu desta vez achei que ficou pouco doce...)

Depois programei 20 min/temp 100º/vel 2.

O doce ficou muito líquido e se preferirem mais grosso devem acrescentar mais uns minutos na temperatura varoma e com o cesto para evitar que saia para fora.
Quem quiser fazer no tacho também é muito fácil! É só colocar a fruta com o açúcar e mexer sempre com uma colher de pau até obter a consistência pretendida. Eu até ter a Bimby fazia sempre assim e até gostava do aspecto mais granuloso com que ficava porque não picava nada, apenas esmagava com o garfo :)

1 comentário: